As amígdalas e adenóides são glândulas do sistema imunológico localizadas na faringe, sendo que as adenoides situam-se no fundo do nariz e as amígdalas na extremidade da garganta.
O crescimento excessivo dessas glândulas, conhecido como hipertrofia, é mais frequente em crianças, mas também pode afetar adultos, causando obstrução nasal, roncos, apneia do sono, dificuldade de alimentação, respiração oral, excesso de salivação e fala anasalada. Nos casos de hipertrofia das adenóides, pode haver sinusites e otites de repetição, e até mesmo perda auditiva devido à obstrução do canal que conecta o ouvido com o nariz.
O tratamento para a hipertrofia de amígdalas e adenóides envolve o uso de medicações tópicas para reduzir o tamanho das adenóides, juntamente com o controle das doenças de base, como rinite e sinusite, além do uso de estimulantes da imunidade para prevenir infecções que estimulam o crescimento dessas glândulas, como acontece em casos de amigdalite. Em casos específicos, quando não há melhora do quadro após o uso das medicações, a cirurgia para remoção das amígdalas e/ou adenóides pode ser indicada.
Para melhorar as funções respiratórias e a estética do nariz - ou os dois simultaneamente, agende uma consulta. Beleza e funcionalidade podem andar lado a lado para proporcionar mais qualidade de vida, autoestima e bem-estar.