A amigdalite é uma inflamação das amígdalas que pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, resultando em sintomas como dor de garganta, febre e mal-estar. Existem vários tipos de amigdalite e faringite.
Na amigdalite aguda, as amígdalas aumentam de tamanho, ficam vermelhas e cobertas por secreção purulenta, o que causa febre alta, dor no corpo, dificuldade para engolir e, às vezes, o aparecimento de múltiplas glândulas no pescoço. Geralmente, a infecção é autolimitada e se resolve após cerca de 7 a 10 dias.
É importante que o paciente consulte um otorrinolaringologista em caso de dor de garganta com febre persistente por mais de 48-72 horas, pois nem sempre o uso de antibióticos é necessário, principalmente em crianças.
A amigdalite crônica, ou amigdalite crônica caseosa, é caracterizada por dor de garganta persistente, associada à halitose e acúmulo de resíduos (caseum) no interior das amígdalas, sem febre ou outros sintomas maiores. O tratamento consiste em anti-inflamatórios para alívio da dor e medidas de higiene, como gargarejos, para eliminar os resíduos.
Em casos de halitose persistente com grande acúmulo de caseum no interior das amígdalas e sem melhora com as medidas de higiene, a cirurgia para remoção das amígdalas pode ser considerada.
Para melhorar as funções respiratórias e a estética do nariz - ou os dois simultaneamente, agende uma consulta. Beleza e funcionalidade podem andar lado a lado para proporcionar mais qualidade de vida, autoestima e bem-estar.