Essa cirurgia é indicada para remoção das adenoides, um conjunto de tecidos de imunidade localizados no final do nariz, próximo da garganta, presentes em todas as crianças.
Embora atuem na imunidade, auxiliando o organismo a combater microrganismos, elas perdem a função e diminuem de tamanho naturalmente por volta dos 6-8 anos e desaparecem após a adolescência.
Contudo, em alguns casos, as adenóides podem crescer excessivamente e causar obstrução nasal crônica, afetando a qualidade de vida do paciente e causando roncos intensos, apneia do sono, respiração oral, salivação excessiva durante o sono e infecções de repetição (otites e sinusites).
A cirurgia está indicada quando há crescimento excessivo (hipertrofia de adenóides) causando obstrução nasal crônica que não melhora com medicação.
Realizada sob anestesia geral, a cirurgia pode ser feita pela cavidade oral, com auxílio de um abridor de boca em crianças pequenas, ou por videoendoscopia, pelo nariz, em crianças maiores e adultos, com auxílio do microdebridador. Em ambas as situações não há cortes ou cicatrizes externas e não é realizado deslocamento da mandíbula.
Pós-operatório:
O paciente pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia e retornar às suas atividades após 7 dias.
A hipertrofia de adenóides é uma causa importante de obstrução nasal em crianças e, quando não tratada adequadamente, pode comprometer o crescimento, causar alterações de humor, irritabilidade devido à má qualidade do sono, atrapalhar a alimentação, causar deformidades craniofaciais permanentes, alterações na arcada dentária e deformidades torácicas devido ao esforço respiratório.
Para melhorar as funções respiratórias e a estética do nariz - ou os dois simultaneamente, agende uma consulta. Beleza e funcionalidade podem andar lado a lado para proporcionar mais qualidade de vida, autoestima e bem-estar.